Ter uma atitude upcycle, é certamente a nova onda fashion do momento. Nada mais chic do que colaborar para um planeta mais sustentável em tempos onde aquecimento global é assunto obrigatório nos noticiários. A indústria têxtil está entre as quatro que mais consomem recursos naturais, de acordo com a Environmental Protection Agency. Isto vem preocupando o consumidor, que tem feito escolhas por produtos que não tragam dano ao planeta.
É de olho nesse mercado que grandes grifes investem em tecnologia sustentável para suas coleções. Cada vez mais o uso de fibras vegetais cultivadas com produtos químicos tem sido abolido. Fornecedores que explorem mao de obra e não respeitem os valores sociais do trabalhador também estão perdendo espaço.
Além de Giorgio Armani que fez o jeans de sua coleção em fibra orgânica, o estilista Oscar Metsavaht, da marca Osklen, também investe pesado em produção têxtil que tenha o menor impacto ao ambiente. Para ele, o mercado brasileiro precisa de estímulo para atingir um estágio mais aprofundado de compromisso com a sustentabilidade.
É importante pesquisar aquilo que se consome, o impacto que trará a natureza e qual vantagem social aquele negócio terá em todo seu processo. Empresas que se preocupam com essas questões tem sido cada vez mais procuradas e valorizadas pelo consumidor e com certesa essa é uma tendência que veio pra ficar.
Veja mais em:
www.sustentabilidade.gov.br
www.epa.gov
www.ecofashionworld.com
por Gustavo Barros
Nenhum comentário:
Postar um comentário