quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Pra pensar ...


Lendo uma matéria hoje que conta que os produtos relacionados com a alimentação são responsáveis por 20 a 30% dos impactos ambientais, me dei conta de como é importante e de vital necessidade nos concientizarmos para este fato. Que quando pedimos uma batata frita ou simplesmente comemos um morango ( aliás este é o campeão em agrotóxicos ) não percebemos a quantidade de pesticidas que estamos ingerindo e que agridem o nosso corpo e a natureza é claro. Para uma alimentação sustentável, temos que levar em consideração os critérios ambientais, éticos e sociais. A forma como vamos preparar esse alimento também é de estrema importância na medida em que o gasto de energia é muito alto. Nossa saúde merece respeito e nosso planeta muito mais.

Esses são alguns gestos simples, sugeridos pela ASPAN, que podem fazer grande diferença:

1. Tampe as panelas enquanto cozinha - ao tampar as panelas você aproveita o calor que simplesmente se perderia no ar.
2. Compre Orgânicos - alimentos orgânicos são um pouco mais caros, pois a demanda ainda é pequena no Brasil. Mas além de não usar agrotóxicos, os orgânicos respeitam os ciclos de vida de animais, insetos e ainda por cima absorvem mais gás carbônico da atmosfera que a agricultura tradicional.
3. Cozinhe em panela de pressão - dá pra cozinhar tudo em panela de pressão muito mais rápido economizando 70% de gás.
4. Retire tudo o que precisar usar na geladeira antes de cozinhar - o abre-fecha da geladeira aumenta o consumo de energia
5. Coma menos carne vermelha - a criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável. O mesmo quilo de frango só consome 10 litros.

Veja lista completa em:

http://aspanrs.blogspot.com/
 
por Socorro

2 comentários: