domingo, 31 de outubro de 2010

Gastronomia e sustentabilidade

Nos restaurantes, por exemplo, as medidas ecológicas podem ser perfeitamente aplicadas, oferecendo assim uma refeição sustentável aos clientes. Lembrando que pode focar em ter um estabelecimento sustentável, pratos sustentáveis ou ambos. O ideal é sempre procurar alcançar o maior nível de sustentabilidade possível.
Na cozinha, utilizar alimentos sem produtos tóxicos, ter uma horta na propriedade é uma excelente alternativa que dá a certeza da boa procedência dos alimentos. Optar por produtos de produtores locais, assim reduzindo a emissão de CO2 é uma forma de colaborar com a preservação ambiental.
O lixo produzido deve ser reciclado ou reutilizado. Os restos de comida podem ser transformados em adubos, as embalagens plásticas recicladas assim como os vidros e papéis. Até mesmo o óleo utilizado para a fritura de alimentos pode ser reaproveitado na fabricação de biodiesel, combustível pouco poluente.
Medidas simples podem alterar o processo de degradação ambiental, recuperando as boas condições do meio ambiente e evitando futuras catástrofes causadas pela má conservação deste.

 por Mariana Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário