terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pesquisa mostra consumidor mais ligado a causas sociais


Saiu do forno mais uma pesquisa com o consumidor, desta vez para checar o quanto ele está atento ao envolvimento das empresas com causas sociais. Ela foi realizada pela agência StrategyOne por meio de entrevistas de 20 minutos junto a 7.259 adultos de 13 países como Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Itália, Índia, Japão, México, Holanda, Emirados Árabes, Reino Unido e Estados Unidos. E mais uma vez o consumidor brasileiro se destaca como um dos mais antenados ao tema.
De acordo com os resultados da pesquisa, o brasileiro tem alta predisposição para valorizar, recomendar e manter-se leal a marcas cuja atuação relacionada a propósitos seja consistente.  A percepção de que as organizações atuam de forma genuína sobre propósitos subiu de 46% para 64% entre o levantamento feito em 2007 e este, de 2010. Dentre as marcas cujo legado positivo já se faz presente figuram Natura, Omo, Petrobras, Ypê, Nestlé e Coca-Cola.
* parênteses: como uma empresa exploradora de petróleo que foi expulsa do índice de responsabilidade social da bolsa de valores de seu país pode figurar nessa lista??? fechando os parênteses da revolta!
No país, 64% consideram-se mais engajados diante dos 34% da média global. O consumidor local também se diz mais consciente sobre empresas que, além de buscarem resultados financeiros, envolvem-se genuinamente em temas de interesse social. O brasileiro mostra-se predisposto a confiar, promover e comprar produtos de organizações cujas práticas e ações pautam-se por princípios e valores concretos.
(Se bem que eu me pergunto: quem responderia que não, que prefere comprar produtos de empresas que não fazem nada? Fechando, de novo, os parênteses.)


Por Mariana Rodrigues

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